O Que É?

      O trabalho Cientista: Um Ser Humano foi idealizado a partir dos resultados do levantamento nacional de Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil, realizado em 2015. A pesquisa mostrou um cenário promissor para a ciência no país. Segundo os resultados, o brasileiro possui um alto nível de interesse pela ciência e tecnologia, equivalente ou até maior do que as populações de países como a Argentina, China ou da União Europeia, além de confiar muito nas pesquisas científicas e no profissional cientista. Por outro lado, quando questionados sobre o nome de algum instituto de pesquisa ou pesquisador brasileiro, apenas uma pequena minoria (6%) conseguiu lembrar do nome de algum cientista. Essa contradição mostra que apesar do declarado interesse do brasileiro pela ciência, não existem meios diretos de comunicação entre a Academia e o cidadão.
      Tendo isso em vista, este trabalho de conclusão de curso têm, como objetivo, aproximar o público-leigo de pesquisadores brasileiros através de relatos, como também humanizar a figura deste profissional. Devido à falta de proximidade, a estereotipagem do cientista acaba por ser extremamente comum. Com a representação frequente dos pesquisadores em filmes e histórias e com a ausência de qualquer outro meio de apresentação real destas pessoas, características caricatas e irreais acabam por ser absorvidas como verdadeiras. Considerando alguém que pretende cursar algum curso de ciências no ensino superior, são altas as chances dessa pessoa considerar que aquele curso não é para ela, já que não possui as características que presume serem necessárias para se tornar um cientista.
      Com a humanização do cientista, é esperado que os aspirantes às Ciências, ou simples interessados, consigam ter uma visão mais real destes profissionais que nada mais são do que pessoas comuns que optaram por um caminho profissional diferente.

Quem Fez?

      Sou Bruno Daun, estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Interessado por Ciências e pela percepção pública acerca desse tema, quis produzir no TCC algum material que oferecesse utilidade prática para a sociedade. Aproveitando a vontade contínua de criar e partindo dos resultados do levantamento nacional de 2015, percebi que seria importante elaborar algum projeto que pudesse reduzir essa distância entre o cientista e o cidadão, possibilitando que jovens se aproximem das Ciências ao se identificarem com profissionais já renomados.